SE LIGA REÚNE E DEZENAS DE PESSOAS E ENTIDADES 

 

Imagem
Da esq à dir.: Dr. César (Ministério Público), prof Donaldo Schüler, Floriano Gonçalves Filho (Pres LDNRS) e Batista FIlho (Pres ARI)

No dia 20 de dezembro, no Auditório do Palácio do Ministério Público, em Porto Alegre, entidades e pessoas interessadas em discutir e aprimorar as atividades e relações do terceiro setor se reuniram para o SE LIGA, VAMOS PENSAR JUNTOS, evento promovido pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, com apoio do Ministério Público e Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG).

Durante todo o dia, várias pessoas dividiram com a audiência suas opiniões, observações e propostas para a área.

O evento foi aberto pelo presidente da LDNRS, Floriano Gonçalves Filho que ressaltou a importância da Liga, seu papel fundamental em vários momentos da história e a retomada deste protagonismo com eventos como o SE LIGA, VAMOS PENSAR JUNTOS, como fóruns de discussão de assuntos importantes para a nação e intercâmbio entre organizações que praticam ações nas áreas da educação, cultura e difusão do civismo e do patriotismo.

Pela manhã, o professor Donaldo Schüler, assessor acadêmico do Fronteiras do Pensamento ministrou a palestras Fronteiras da Nação, salientando o valor do diálogo para expandir nossa capacidade de entender o que acontece em nossa casa, em nossa cidade e em nosso mundo. É abrir nossa  mente para podermos aproveitar estas nossas percepções para um crescimento individual e uma consciência coletiva.

Em seguida, o promotor César Luís de Araújo Faccioli, assessor da Subprocuradoria Geral para Assuntos Institucionais e Coordenador Estadual da Campanha Nacional do Ministério Público “O Que Você Tem a ver com a Corrupção?” fez uma explanação sobre a nova realidade que estamos vivendo. A importância da consciência política para acompanharmos e influirmos na construção de uma sociedade justa e democrática. Falou também, dos desafios do Ministério Público no relacionamento com os agentes políticos e com as organizações da sociedade para esclarecer sobre os procedimentos legais a serem cumpridos por todos os entes da Federação. E por fim, falou da importância de focar as novas gerações e incluí-las no processo de educação cívica, como o Ministério Público vem realizando com a campanha Educação de Valor.

O doutor Ronaldo Bueno Prestes, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, falou da importância do cidadão ser vigilante e fiscalizador do poder público. Ressaltou a necessidade de darmos mais atenção à educação e usarmos nosso espírito de brasilidade para resolver nossos problemas sem interesses pessoais ou particulares.

No início da tarde, o diretor-executivo da Agenda 2020, Ronald Krummenaer falou sobre o processo de instalação dos fóruns que compõem a Agenda 2020 e o trabalho para seduzir, motivar e manter mobilizados os voluntários.

O senhor Mauri Cruz, representante da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais apresentou o projeto de lei que regula as relações entre as organizações da sociedade civil e o poder público em todos os níveis, que começa já está pronto para ter a tramitação iniciada no Congresso Nacional. É uma proposta construída pelos vários setores envolvidos e que será debatido e aperfeiçoado na Câmara dos Deputados.

O primeiro vice-presidente da LDNRS, Bil Lara, falou sobre o propósito do encontro e como a entidade tem atuado para incentivar uma maior participação da sociedade na política, através da conscientização do cidadão, do exercício consciente do voto e de um envolvimento solidário e voluntário com as causas da sociedade, principalmente com a juventude.

O Deputado Federal José Stédile fez uma exposição clara de como se dão as relações dentro da Câmara Federal na tramitação dos processos legislativos. Ressaltou a importância da mobilização e da participação popular para provocar mudanças significativas na prática política, e citou a Lei Ficha Limpa, a primeira lei de origem popular aprovada pelo Congresso, como exemplo.

O interesse demonstrado pelos presentes justifica a retomada do tema em outros encontros, principalmente pela intensa participação da plateia com colocações, opiniões e desafios aos palestrantes.

Prestigiaram o evento, entidades como Cruz Vermelha, Federação de Bandeirantes, Ordem dos Cavaleiros do Brasil, CIEE, SMED, Visão Solidária, Restinga Sinérgica, Legião da Boa Vontade, Viva Gasômetro, Movimento Verde-Amarelo/RS, Parceiros Voluntários, Associação Riograndense de Imprensa, associados e parceiros da Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s